Como Atrair Mais Clientes para a Sua Loja

Como Atrair Mais Clientes para a Sua Loja

Suas ações de divulgação não estão mais despertando o interesse dos seus potenciais clientes? Você está tendo cada vez menos clientes em sua loja? PR conta disto, suas vendas baixaram sensivelmente? Estamos percebendo que grande parte do varejo está enfrentando estes mesmos problemas, lojas cada vez mais vazias, propagandas não atrativas e ações de divulgação sem resultados. Sua empresa também está assim?

Acredito que seu desejo é fazer ações que divulguem seu negócio, seja ele uma loja, restaurante, academia, salão de beleza e outros, com baixo investimento e alto retorno e ter seu estabelecimento repleto de clientes, estou certo? Então, isto é possível através das novas tecnologias e de modernas técnicas de marketing digital. Vou te apresentar hoje 5 dicas de baixo custo para você implementar no seu negócio e aumentar seu poder de atração de clientes para a sua loja.

1) Identifique seus Avatares

O primeiro passo para iniciar esta nova campanha para atrair clientes para a sua loja é preciso saber quem é o seu potencial cliente. Temos que traçar um perfil deste potencial cliente a quem denominamos de Avatar. Este avatar é aquele que tem a necessidade que quer satisfazer com o seu produto ou serviço. Para entender claramente estes perfis, você precisa de: dados demográficos (idade, nível de instrução, estado civil, família, onde trabalha, onde mora, etc); comportamentais (que atividades faz, quais locais frequenta, que redes sociais utiliza, quais são suas necessidades básicas, quais são seus hobbies, etc) e emocionais, tanto negativas (o que tira o seu sono, o que o incomoda, quais as principais dificuldades que enfrenta), quanto positivas (o que tornaria sua vida mais fácil, o que traria alívio para ele, etc). Com estas informações será possível identificar o que você deve focar para chamar a sua atenção, assim como, quais canais de comunicação serão utilizados para iniciar este relacionamento com seus avatares.

2) Descubra seus Incômodos

Antes de vender para estes potenciais clientes, é preciso ajudá-los a resolver os seus incômodos, demonstrando que você está preocupado com ele e não apenas em vender. Ao fazer isto, você torna-se mais relevante aos olhos dos clientes e deixa neles um sentimento de reciprocidade, isto é, em algum momento no futuro ele vai retribuir este favor. Levante quais os principais incômodos do seu avatar, tais como: insegurança, falta de tempo, saúde debilitada, falta de energia, despesas muito elevadas, preocupação com os filhos, entre outros. Você pode levantar estes problemas a partir da sua experiência na área, pesquisando especialistas no assunto e sites na internet ou fazendo pesquisas diretamente com seus clientes ou potenciais clientes.

3) Chame a Atenção do seu Avatar

Agora que você conhece os principais incômodos dos seus avatares, crie iscas que tenham conteúdos que abordem estes incômodos e como podem ser resolvidos. Estas iscas podem ser vídeos que vai publicar no Youtube, posts no Facebook, fotos no Instagram, ou ainda, envio de emails com links para estes conteúdos que foram desenvolvidos, entre outras possibilidades.

Vale a pena investir aqui em anúncios patrocinados nas redes e mídias sociais. Você pode criar um anúncio para impulsionar um conteúdo no Facebook e que apareça somente para perfis similares ao seu avatar. Pode fazer anúncios no Google e no Youtube também. É indicado, também, que você coloque estes conteúdos no seu blog (se ainda não tem um, crie) e faça os interessados caírem antes em uma página de captura onde ele vai deixar seus dados de contato. Com isto, você sabe quem está acessando seus conteúdos. Se uma pessoa está passando na rua e entra na sua loja, esteja preparado, também, para capturar seus dados. Para isto, utilize outra estratégia. Coloque em sua loja um beacon, um dispositivo que associado a um aplicativo mobile permite que ele envie mensagens, previamente programadas em uma plataforma na internet, para o smarthone do cliente através de bluetooth. Você pode sugerir ao cliente que baixe o aplicativo para acessar uma promoção ou brinde que você está dando. Quando o cliente acessar esta promoção, você vai capturar seus dados cadastrais.

4) Alimente seu Avatar para Despertar seu Interesse

A medida que você captura as informações dos seus potenciais clientes, você vai criando uma lista de seguidores que deve, agora, ser alimentada com algo de valor para eles. Procure relacionar-se com a lista e identificar o que eles gostariam que fosse tratado. A partir disto, crie novos conteúdos em vídeo, imagens, textos, áudios, etc, que tratem dos assunto levantados por eles.

O objetivo de todo este trabalho é mostrar a sua autoridade no assunto e estreitar o relacionamento com o potencial cliente, despertando nele o interesse em visitar sua loja e comprar seus produtos.

5) Crie um Motivo para Ele Visitar Você

Para que isto ocorra, toda campanha deve finalizar com uma chamada para ação. Neste caso, como o objetivo é trazer clientes para a loja, é preciso utilizar uma estratégia para atrair a sua atenção. Quando perceber que o potencial cliente está bastante engajado, é hora de fazer um convite. Por exemplo, você pode fazer um happy hour para apresentar uma nova linha de produtos e convidar todos aqueles potenciais clientes que você acredita que tenham interesse em conhecer este tipo de solução.

Observe que quanto mais próximo estiver de seus potenciais clientes, mais saberá de suas necessidades e interesses e poderá fazer chamadas específicas que terão maior retorno. Estas chamadas poderão ser feitas por email, nas redes sociais e nos aplicativos mobile.

Aplicar estas 5 dicas não exige grandes investimentos e podem ser implementadas rapidamente. Os resultados podem aparecer em até 4 semanas. Portanto, se você quer aumentar o número de clientes em sua loja em poucas semanas, coloque em prática estas dicas agora!

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